Dicas essenciais para sua vela aromática ter maior duração e exalação 

Na Acalento Aromas nossas velas são produzidas de forma artesanal, com cera vegetal, pavio de % algodão e essências premiuns, o que garante uma queima limpa e duradoura e permitindo você desfrutar de cada aroma.

Queremos que as velas de vocês performem da melhor maneira possível, mas há alguns hábitos que reduzem a duração e qualidade delas, desde a primeira queima até o modo de apagar a vela.

Por isso, separamos seis dicas para que você tenham a melhor experiência possível, a última é muito importante e pouco falada!

1. A primeira queima é importante

Nós dizemos que sua vela possui memória de queima, onde um padrão de cera derrtida é criado e repetido todas que vezes em que a vela é acesa. Por isso, deixe sua vela queimar por inteiro até que a cera derretida alcance todas as bordas do frasco, formando uma piscina de cera líquida. Esse processo evita a formação de túnel (um buraco no centro da vela - que gera desperdício e reduz a durabilidade) e ajudará na liberação do aroma. Essa queima inicial dura entre 1 e 2 horas. 

2. Não apague a vela assoprando

Evite assoprar para apagar sua vela, pois podemos derrubar cinzas do pavio na cera derretida que pode alterar a cor e o aroma. Ao assoprar também pode gerar fumaça que altera o aroma do ambiente temporariamente. Para apagar, use a tampa da própria vela ou algum recipiente que abafe e apague a chama.

3. Sempre apare o pavio

Todas as vezes que você for reacender sua vela, apare o pavio em cerca de meio centímetro (5mm). Ao aparar o pavio a geração de fumaça e fuligem é reduzida, e evita que a chama fique muita alta, mantendo um bom desempenho de queima e evitando o desperdício. Sempre apare o pavio quando a cera já estiver sólida, usando uma tesoura específica para isso, ou até mesmo um cortador de unha!

4. Hábitos de segurança  

Algumas dicas estão relacionadas à segurança no uso da sua vela. Ao acender apoie sua vela perfumada em uma superfície rígida, plana e resistente ao calor. Nunca deixe uma vela acesa sem a supervisão, sempre certifique-se de apagar a vela ao sair ou ao dormir! Mantenha sempre longe de animais, crianças e produtos inflamáveis. Lembre que o pote esquenta, por isso não manuseie enquanto a vela estiver acesa, e nem logo após apagar. Além disso, cada tipo de pote e tamanho de vela possui um tempo máximo de segurança para ficar acesa:

  • Velas menores (20 ou 30g): não deixe acesa por mais de 1 hora seguida - as velas do Kit Calentim, por exemplo
  • Vela ciclo de aromas (90g): não deixe acesa por mais de 2 horas seguidas
  • Vela clássica (140g): não deixe acesa por mais de 3 horas seguidas
  • Vela Bloom (190g): não deixe acesa por mais de 4 horas seguidas

5. Não deixe a sua vela exposta ao sol

Ao deixar sua vela exposta ao sol ela pode "suar", evaporando a essência em formas de gotículas no topo da vela e isso reduz a intensidade do aroma. Além disso, por trabalharmos com uma cera vegetal, a cera de coco, o calor do sol pode amolecer e até derreter a cera, prejudicando a queima uniforme.  

6. Não deixe seu pavio ficar torto

Essa dica é valiosa! Se ao longo da queima seu pavio for entortando, centralize novamente com o apoio de uma pinça ou um palito, logo após apagar a vela, isso evitará que a próxima queima ocorra de forma incorreta e gere o túnel. Não utilize a mão, pois há risco de se queimar!

Essas dicas vão junto com nosso card de orientações de uso. Por isso é sempre importante ler antes de acender a vela e perfumar seu ambiente.

Não deixe de conferir nossas velas aromáticas, com diversos aromas e famílias olfativas, agradando à qualquer gosto.

No próximo post voltaremos com dicas de como reaproveitar o potinho, fiquem ligados por aqui :)

Com carinho, e até logo!!